top of page
MicrosoftTeams-image__10_-removebg-preview.png

Phoenix Pequenos Fortes

Phoenix Pequenos Fortes, é um projeto social sem fins lucrativos, voltado para pessoas a partir dos 6 anos. Nossa principal missão é apresentar o Jiu-Jitsu para as crianças, oferecendo um espaço de aprendizado e lazer onde ela pode se divertir, fazer amizades, perder a timidez e aprender Jiu-Jitsu com disciplina e seriedade.

O projeto Phoenix Pequenos Fortes nasceu a partir da junção do projeto Pequenos Fortes e do projeto Phoenix Jiu-Jitsu, devido a necessidade de ocupar as crianças e adolescente, auxiliando-as em seu desenvolvimento. Em meados de 2014 as aulas de Jiu-Jitsu começaram a ser ministradas para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, em um espaço cedido pela prefeitura da cidade de Taboão da Serra, inicialmente todos os alunos praticavam as aulas juntos. Hoje o projeto atende cerca de 85 alunos, divididos em três turmas. Kids (de 6 a 11 anos), juvenil (de 12 a 16 anos) e adultos (acima de 17 anos).

 

As aulas são planejadas de maneira diferente para cada grupo, assim os alunos podem aprender o Jiu-Jitsu dentro de suas habilidades motoras correspondentes a idade. O método para o kids é mais lúdico, pois, geralmente os pequenos perdem o interesse muito rápido pelas atividades que participam. Com esse processo recreativo é possível despertar o prazer e o compromisso com o Jiu-Jitsu sem imposição. Com o juvenil são utilizados exercícios que auxiliam nessa fase de transição. Boa parte dos adolescentes são rebeldes, preguiçosos e algumas vezes agressivos; os exercícios em equipe tornam esses alunos mais sociáveis, o trabalho de resistência faz com que eles extravasem, gastem energia e assim fiquem mais calmos, a todo o momento também é trabalhada a disciplina, o respeito aos mestres, professores, colegas dentro e fora do tatame. Para os adultos o trabalho é mais técnico, cheios de detalhes; nessa fase muitos deles já trabalham ou estão apreensivos com a fase de vestibulares, no tatame eles podem utilizar o esporte como válvula de escape, um momento de descontração e troca de experiências.

 

Nosso objetivo

 

O objetivo do projeto é contribuir na formação de caráter dessas crianças e adolescentes e futuramente formar professores e atletas. Em longo prazo o projeto também queremos atender pessoas com necessidades de acessibilidade,  com horários diferenciados e integrados com os demais praticantes dessa arte marcial.

 

 

O Jiu-Jitsu

A prática do Jiu-Jitsu ajuda a desenvolver muitas habilidades tais como: física, coordenação das funções motoras psicológicas, ajuda no desenvolvimento de autoconfiança, disciplina, controle emocional, autoestima, respeito ao próximo:

Disciplina

No projeto Phoenix Jiu-Jitsu, a criança aprende desde o início a ter disciplina, respeitando as hierarquias, regras do tatame e respeitar os colegas;

Humildade

Dentro do projeto, a criança aprenderá que nem sempre se ganha e que os melhores não nasceram bons, mas muito pelo contrário, onde a criança pode aprender que lutaram muito para chegar à onde estão. E aprendem também, a reconhecer erros e ter mais autocontrole sobre ela própria. Uma vez na aula, com duração de 90 minutos a criança será instruída a prática de atividades físicas e aprenderá a trabalhar em equipe, não só pelo Jiu Jitsu, mas também com brincadeiras. Come por exemplo: Pega-Pega, vivo ou Morto, Rouba Bandeira etc.

Diversão

Nossas aulas não são só Jiu-Jitsu, também passamos outras brincadeiras divertidas, e isso faz com que as torne mais interessadas a interagir com os colegas e ser mais comunicativa.

Espírito de Equipe

A criança aprende a trabalhar em equipe, sempre colaborando com os colegas de treino e respeitando o próximo

bottom of page